T1- As Formas do Saber
- Monique Costa
- 29 de jun. de 2016
- 1 min de leitura

Entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=3PoGmCuG_kc
No documentário As Formas do Saber, o filósofo francês Pierre Lévy, comenta sobre o avanço dos computadores, da internet e da informática, dizendo ainda, como toda essa tecnologia influencia nas relações humanas.
Primeiramente, o filósofo é questionado sobre as mudanças que as novas tecnologias apresentam no âmbito da aprendizagem/inteligência. Ele replica dizendo que há três grandes mudanças na forma do saber: a velocidade, o trabalho, e as próprias tecnologias. Corncordo, ao ver que esses três topicos estão fundidos e em constante evoluçao; pois se pensarmos no acesso a informação, hoje, ele é imediato, não há esforço algum em se fazer uma pesquisa por exemplo, pois é só abrir uma página do “google”, e informações serão bombradeadas em nós, informações cujo conteúdo deve sempre ser atualizado, pois precisa manter-se em dia com a constante evolução do homem.
Pierre diz em um ponto da entrevista que a internet é a revolução, quando perguntado se ela não poderia causar uma. Criada durante o período da guerra fria, a internet, que no inicio não recebia esse nome e era usada apenas para enviar dados militares, passou a ser estudada por universitários norte americanos, onde começou seu processo de evolução até os dias atuais. Dizendo que a internet é a revolução, Pierre já estava ciente dos benefícios que ela traria para a sociedade, sendo um deles um novo meio de comunicação.
"A internet é a própria revolução", é o que diz Levy ao ser questionado se a mesma poderia causar uma revolução. De fato, a internet, ligada ou não a outros meios de comunicação, é essencial.
Comments